top of page

ESTUDO SOBRE O LIVRO "CUIDADOS MATERNOS E SAÚDE MENTAL" de John Bowlby

Nas Paradas Pedagógicas dos Centros de Educação Infantil do CT-VIDAS, são realizados estudos sobre o Livro “Cuidados Maternos e Saúde Mental”. Após apresentação dos seminários, é possível concluir que a família, instituição onipresente no tempo e no espaço na história da humanidade, na grande maioria das sociedades é o primeiro lugar do afeto, da espontaneidade e das interações.  É na e pela família que se produzem cuidados essenciais à saúde. Estes, vão desde as interações afetivas necessárias ao pleno desenvolvimento da saúde mental e da personalidade madura de seus membros, passando pela aprendizagem da higiene e da cultura, dos cuidados médicos e dos valores éticos e morais.

Por sermos seres essencialmente voltados a interação social, é de suma importância a vivência e experiência do afeto desde a tenra idade. Quanto mais significativa e boa essa vivência, melhor seremos como pessoas e cidadãos, e mais abertos estaremos para diferentes experiências afetivas e saudáveis no futuro.

Em seu livro “Cuidados Maternos e saúde mental”, John Bowlby, aponta como possível causa de doenças mentais  e da delinquência, a falta de afeto, a privação dos cuidados maternos e parentais, a ausência de um espaço onde a criança se sinta segura e protegida. Quanto menor a criança, maior o período e mais intensa for a “privação da mãe”, piores serão as consequências para o desenvolvimento da criança e suas relações sociais.

Mediante o material estudado e considerando o momento informatizado em que vivemos deixamos um alerta às mães, pais e responsáveis: cuidem da qualidade e intensidade do tempo e do espaço oferecido a suas crianças. Se queremos e necessitarmos de pessoas melhores é nosso dever prepará-las hoje, com atenção, carinho, e todos os cuidados necessários.

bottom of page